Pesquise mais sobre a ACNE

Falando sobre ACNE e seu TRATAMENTO

Acne é uma doença inflamatória da pele, uma afecção que atinge o conjunto pilossebáceo (pêlo e glândula sebácea), ocorre normalmente na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros atingindo principalmente a face, a região anterior e posterior do tórax(são áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas).

Às vezes, os poros bloqueados infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. As bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pús. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes ou manchas.

Dicas para o controle da acne:

Faça uma boa higiene na pele usando sabonete de limpeza para pele acneira para controlar a oleosidade. Lembre-se: o excesso de lavagens é prejudicial.

Pouca maquiagem, esta deve ser a mais ligeira possível. Evite os compactos e bases opacas e espessas que contribuem para o entupimento dos poros.

Usar sempre as loções de limpeza e loções adstringente que são muito úteis.

Nunca use receitas caseiras, pode agravar a situação ao invés de melhorar.

A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico. As pessoas acometidas por essa doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social.

Por esses motivos, é aconselhável que se procure um especialista, um tratamento adequado para cada caso pode evitar graves consequências.

Além do tratamento da pele, o acompanhamento psicológico do paciente também seria útil, para que este saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social.